Boa tarde, alunos, depois de muito treino e prática, envio-lhes vários exercícios realizados e corrigidos em sala.
Bom estudo!
Bom estudo!
1) Assinale a alternativa que
contenha a sequência correta sobre as funções da linguagem, importantes
elementos da comunicação:
1. Ênfase
no emissor (lª pessoa) e na expressão direta de suas emoções e atitudes.
2. Evidencia o
assunto, o objeto, os fatos, os juízos. É a linguagem da comunicação.
3. Busca
mobilizar a atenção do receptor, produzindo um apelo ou uma ordem.
4. Ênfase no
canal para checar sua recepção ou para manter a conexão entre os falantes.
5. Visa
à tradução do código ou à elaboração do discurso, seja ele linguístico ou
extralinguístico.
6. Voltada
para o processo de estruturação da mensagem e para seus próprios constituintes,
tendo em vista produzir um efeito estético.
( ) função metalinguística.
( ) função poética.
( ) função referencial.
( ) função fática.
( ) função conativa.
( ) função emotiva.
a) 1, 2, 4, 3, 6, 5.
b) 5, 2, 6, 4, 3, 1.
c) 5, 6, 2, 4, 3, 1.
d) 6, 5, 2, 4, 3, 1.
e) 3, 5, 2, 4, 6, 1.
2)
a) I.
A
característica da oralidade radiofônica, então, seria aquela que propõe o
diálogo com o ouvinte: a simplicidade, no sentido da escolha lexical; a
concisão e coerência, que se traduzem em um texto curto, em linguagem coloquial
e com organização direta; e o ritmo, marcado pelo locutor, que deve ser o mais
natural (do diálogo). É esta organização que vai “reger” a veiculação da
mensagem, seja ela interpretada ou de improviso, com objetivo de dar melodia à
transmissão oral, dar emoção, personalidade ao relato de fato.
(VELHO,
A. P. M. A linguagem do rádio multimídia. Disponível em: www.bocc.ubi.pt.
Acesso em: 27 fev. 2012.)
b) II.
Poema
de desintoxicação
Em
densas noites
com medo de tudo:
de um anjo que é cego
de um anjo que é mudo.
com medo de tudo:
de um anjo que é cego
de um anjo que é mudo.
Raízes
de árvores
enlaçam-me os sonhos
no ar sem aves
vagando tristonhos.
enlaçam-me os sonhos
no ar sem aves
vagando tristonhos.
Eu
penso o poema
da face sonhada,
metade de flor
metade apagada.
da face sonhada,
metade de flor
metade apagada.
O
poema inquieta
o papel e a sala.
Ante a face sonhada
o vazio se cala.
o papel e a sala.
Ante a face sonhada
o vazio se cala.
Ó
face sonhada
de um silêncio de lua,
na noite da lâmpada
pressinto a tua.
de um silêncio de lua,
na noite da lâmpada
pressinto a tua.
Ó
nascidas manhãs
que uma fada vai rindo,
sou o vulto longínquo
de um homem dormindo.
que uma fada vai rindo,
sou o vulto longínquo
de um homem dormindo.
João
Cabral de Melo Neto
c) III.
Memória
Amar
o perdido
deixa
confundido
este coração.
este coração.
Nada
pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.
contra o sem sentido
apelo do Não.
As
coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão
tornam-se insensíveis
à palma da mão
Mas
as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão.
muito mais que lindas,
essas ficarão.
Carlos
Drummond de Andrade
d) IV.
Blá,
Blá, Blá, Blá, Blá
Blá, Blá, Blá, Blá
Ti, Ti, Ti, Ti, Ti,
Ti, Ti, Ti, Ti
Tá tudo muito bom, bom!
Tá tudo muito bem, bem!
Blá, Blá, Blá, Blá
Ti, Ti, Ti, Ti, Ti,
Ti, Ti, Ti, Ti
Tá tudo muito bom, bom!
Tá tudo muito bem, bem!
e) Evandro
Mesquita
e) IV.
“(...)
Sinto que viver é inevitável. Posso na primavera ficar horas sentada filmando,
apenas sendo. Ser às vezes sangra. Mas não há como não sangrar pois é no sangue
que sinto a primavera. Dói. A primavera me dá coisas. Dá do que viver E sinto
que um dia na primavera é que vou morrer De amor pungente e coração
enfraquecido (...)”.
(Clarice
Lispector)
f)
g)
h) ” – Que coisa, né?
– É. Puxa vida!
– Ora, droga!
– Bolas!
– Que troço!
– Coisa de louco!
– É. Puxa vida!
– Ora, droga!
– Bolas!
– Que troço!
– Coisa de louco!
_É!
Esses exercícios acima foram corrigidos na aula anterior e concluído hoje a correção.
QUESTÕES DO TRABALHO REALIZADO HOJE ,DIA 26/02/2019.
(consta o gabarito abaixo, porém conforme as explicações em sala, faz-se necessário o desenvolvimento dissertativo das respostas)
(consta o gabarito abaixo, porém conforme as explicações em sala, faz-se necessário o desenvolvimento dissertativo das respostas)
Indique a função (ões) e
elemento da comunicação (ões) nos textos explicando-as
a)
Observe a seguinte afirmação
feita pelo autor: “Em nossa civilização apressada, o “bom dia”, o “boa tarde” já
não funcionam para engatar conversa. Qualquer assunto servindo, fala-se do
tempo ou de futebol.” Ela faz
referência à função da linguagem cuja meta é “quebrar o gelo”. a função e elemento da linguagem é:
função: fática elemento canal
b)
A maior parte dos ministros do Supremo
Tribunal Federal (STF) rejeita a volta de doações empresariais para campanhas
eleitorais de 2018. A proposta já estava em discussão no Congresso Nacional
mesmo antes da polêmica da criação de um fundo público bilionário para bancar
os candidatos. Mas, dos 11 integrantes da Corte, pelo menos seis são contrários
ao financiamento feito por pessoas jurídicas. Em 2015, o Tribunal julgou
inconstitucional esse modelo de doação e hoje manteria o entendimento, caso
fosse provocado.”
Revista
Veja. Acesso em: 25/08/201
função: referencial . Elemento da linguagem referencial.
c)
“Lutar com as palavras
é a luta mais vã.
Entanto lutamos
mal rompe a manhã.” (Carlos
Drummond de Andrade)
função: poética e metalinguística. Elemento da linguagem: mensagem e código.
d)
BILHETE
Se tu me amas, Se
me queres,
ama-me baixinho
enfim,
Não o grites de cima dos telhados
tem de ser bem devagarinho, Amada,
Deixa em paz os passarinhos
que
a vida é breve,
Deixa em paz a mim!
e
o amor mais breve ainda... (Mário Quintana)
função: poética (predominante) e emotiva. Elemento da linguagem: mensagem e emissor.
Diga qual a variação linguística abaixo
a)
Variação regional
b)
"Em relação à dona Fabiana, o prognóstico é favorável no caso de pronta-suspensão do remédio."... - Veja mais em
Variação sociocultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário